Tudo o que você precisa saber sobre o imposto de renda 2024
Descubra o essencial para você fazer a declaração do imposto de renda 2024 sem ter problemas
Com a chegada do período de declaração do imposto de renda 2024, surgem diversas dúvidas. Afinal, como fazer a declaração de forma segura? Quais são as regras e procedimentos a serem seguidos?
Neste artigo, mostraremos tudo o que você precisa saber sobre a declaração do imposto de renda 2024 sem ter problemas.
Quem precisa declarar o imposto de renda 2024?
A declaração do imposto de renda 2024 tem como base os rendimentos de 2023. Você deve fazê-la caso se enquadre em algum dos critérios abaixo:
- Ganhou mais de R$28.559,70 em rendas que são tributadas (como salários, aposentadorias, aluguéis, etc.);
- Ganhou mais de R$40 mil em rendas que não são tributadas ou que já foram tributadas na fonte (como indenizações, doações, heranças, etc.);
- Vendeu algum bem ou direito e teve lucro ou fez operações na bolsa de valores e ganhou mais de R$ 40 mil;
- Tinha bens ou direitos que valiam mais de R$ 300 mil no final de 2023;
Como fazer a declaração do imposto de renda 2024?
Para declarar o imposto de renda 2024, baixe o aplicativo Meu Imposto de Renda ou o programa gerador da declaração no site da Receita Federal.
Escolha o modelo completo ou simplificado, de acordo com o seu caso, e informe os seus dados.
Antes de enviar, confira se não há erros ou omissões na declaração e corrija-os, se houver. Depois, envie a declaração pela internet, pelo programa ou pelo aplicativo, e salve o recibo de entrega.
Lembre-se que o prazo de declaração do imposto de renda se inicia no dia 15 de março e termina em 31 de maio.
Atrasar a declaração gera multa de R$165,74 a 20% do valor do imposto devido e restringe o CPF. Isso impede crédito, emissão de passaporte e aposentadoria.
Quais documentos são necessários para declarar o imposto de renda 2024?
Para declarar o imposto de renda 2024, você precisa informar:
- Documentos pessoais: CPF e endereço do titular e dos dependentes ou alimentandos;
- Conta bancária para restituição ou pagamento;
- Informes e comprovantes de rendimentos de todas as fontes, como trabalho, aluguéis, pensões, aposentadoria, FGTS, etc.
Evite erros na declaração do imposto com as nossas dicas
Para declarar o imposto de renda sem erros, siga estes passos:
- Junte os documentos e comprovantes necessários, como informes de rendimentos, recibos de despesas dedutíveis, etc.;
- Verifique se os dados informados pela fonte pagadora, pelo contribuinte ou por terceiros estão corretos e completos;
- Declare todos os rendimentos recebidos, como aluguéis, pensões, etc.;
- Declare todos os bens adquiridos, vendidos ou doados, como imóveis, veículos, aplicações financeiras, etc.
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