Saiba os benefícios da classificação fiscal para comércio
Você sabe o que é e quais os principais benefícios em realizar a classificação fiscal em seu comércio? Saiba mais sobre o assunto em nosso artigo!
A classificação fiscal é um dos aspectos mais importantes para o sucesso de qualquer comércio.
Afinal, consiste na atribuição de um código numérico para cada produto ou serviço, conforme as normas estabelecidas pelo governo.
Esse código é chamado de Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) e é usado para identificar a origem, natureza, qualidade e tributação dos bens e serviços.
Mas, além disso, essa classificação proporciona uma série de benefícios. Você sabe quais são eles?
Acompanhe a leitura para saber mais sobre o tema!
O que é a classificação fiscal?
Esse sistema padronizado, facilita o controle aduaneiro, comércio exterior, bem como a arrecadação de impostos e elaboração de estatísticas.
A classificação fiscal é baseada na Harmonized Commodity Description and Codigo System (HS), um sistema internacional de classificação de mercadorias.
Quais os benefícios tributários para seu comércio?
A classificação fiscal correta dos produtos e serviços é fundamental para garantir os benefícios tributários para seu estabelecimento no setor do comércio.
Isso porque o código NCM determina uma alíquota sobre o IPI, ICMS, II e IOF, entre outros.
Além disso, essa classificação também permite o acesso a regimes especiais de tributação, como o Simples Nacional, REINTEGRA, REPES e o RECAP.
Como realizar a classificação fiscal, de maneira simples e efetiva?
Para classificar, de maneira eficiente e simples, os produtos do seu comércio, é essencial que os empresários considerem realizar alguns passos.
Eles podem ser básicos para, mas possuem muita importância nesse momento.
Nesse momento, basta seguir as etapas a seguir:
- Identifique características físicas, químicas, técnicas e funcionais do produto ou serviço.
- Consulte a TIPI e NBS.
- Verifique se existe exceção, isenção, redução ou suspensão da tributação.
- Registre o código NCM ou NBS na nota fiscal, declaração de importação ou exportação, entre outros documentos fiscais.
Pensando em evitar problemas com a classificação fiscal em seu comércio, buscar apoio de especialistas pode ser determinante nesse momento.
Como uma contabilidade para comércio pode simplificar a classificação fiscal?
Vimos que a classificação fiscal é uma atividade bem complexa, que exige conhecimento técnico e constante atualização sobre tudo o que envolve.
Dessa maneira, é fundamental buscar apoio de profissionais qualificados para te auxiliar, e uma contabilidade para comércio pode ser determinante nesse momento.
Afinal, os especialistas possuem toda expertise sobre as particularidades do setor, podendo orientar, adequadamente, sobre as melhores ações para evitar erros em sua rotina.
Além disso, uma contabilidade especializada em seu segmento pode oferecer alguns benefícios, como o monitoramento das alterações sobre as leis tributárias e tabelas de classificação fiscal e auxiliar na solução de dúvidas e defesa de eventuais problemas.
Tenha a Cálculos Contabilidade como sua principal aliada!
Com mais de 25 anos no mercado, oferecemos soluções completas e inteligentes para atender às reais necessidades de nossos clientes.
Por isso, contamos com profissionais especializados, para dar assessoria e consultoria nas áreas contábil, fiscal, societária e de departamento pessoal, além de serviços que envolvam o planejamento tributário, reorganização societária e elaboração de relatórios.
Dessa forma, nossa equipe utiliza todo o conhecimento para oferecer soluções contábeis personalizadas com o objetivo de garantir os melhores resultados para seu comércio.
Portanto, consulte-nos e veja como podemos te ajudar em sua rotina!